Sexualidade
- Agnalda Carneiro
- 23 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de nov. de 2024
Estamos no século XXI, mas temas como a sexualidade ainda são tratados como tabu por muitas pessoas. Entretanto a sexualidade é uma parte central da experiência humana, englobando aspectos físicos, emocionais, sociais e culturais. Por esta razão a psicologia oferece suporte para ajudar as pessoas a compreenderem, explorarem e lidarem com questões relacionadas à sua sexualidade de maneira saudável.

1. Autoconhecimento e aceitação
Na psicoterapia posso auxiliar meus pacientes no entendimento das próprias emoções, desejos e identidade sexual, contribuindo para a aceitação de aspectos da sexualidade, como orientação sexual e identidade de gênero, especialmente em contextos de preconceito ou rejeição social.
2. Superação de tabus e preconceitos
Muitas pessoas enfrentam dificuldades para discutir sexualidade devido a crenças culturais ou religiosas. Na psicoterapia você encontrará um espaço seguro para abordar esses temas sem julgamento e ajudar na desconstrução de mitos e ideias distorcidas sobre sexo e sexualidade, promovendo maior liberdade e compreensão.
3. Melhora na comunicação nos relacionamentos
Questões sexuais muitas vezes geram conflitos ou afastamento em relacionamentos. Na terapia são oferecidos recursos para melhorar a comunicação entre parceiros sobre desejos, limites e necessidades, fortalecendo o vínculo e a intimidade.
4. Tratamento de disfunções sexuais
Dificuldade de desejo ou excitação.
Anorgasmia (dificuldade em alcançar o orgasmo).
Ejaculação precoce ou disfunção erétil.
Dor durante o sexo (vaginismo ou dispareunia).
Estas são algumas das disfunções sexuais que podem estar relacionadas a causas emocionais e psicológicas. Durante a terapia é possível identificar se esse é seu caso e definir os melhores recursos para o tratamento que pode envolver estratégias comportamentais, técnicas de relaxamento e trabalho com crenças sobre o corpo e o prazer.
5. Lidar com traumas sexuais
Pessoas que passaram por abuso ou violência sexual vão encontrar na terapia um espaço seguro para processar traumas e ressignificar experiências dolorosas. Eu estou comprometida em oferecer uma escuta atenta e ajudar na reconstrução da autoestima e confiança, contribuindo para a promoção de uma relação saudável com a sexualidade e com você mesma.
6. Orientação sobre identidade de gênero e orientação sexual
Pessoas LGBTQIAPN+, enfrentam desafios muito específicos, como preconceito, rejeição familiar e conflitos internos. Meu propósito é apoiar na construção de uma identidade sólida e no enfrentamento de situações discriminatórias. Para que toda pessoa possa exercer o direito e orgulho de ser quem de fato é.
7. Educação e prevenção
Aplicando a psicoeducação, na psicoterapia ainda posso contribuir para a promoção de uma sexualidade saudável e informada, abordando temas como consentimento, prevenção de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), gravidez indesejada, uso abusivo de pornografia ou vícios sexuais.
8. Apoio em momentos de transição
A sexualidade pode ser afetada por momentos de mudança, como gravidez, puerpério, menopausa, envelhecimento ou doenças. A terapia ajuda a adaptar-se a essas fases com acolhimento e compreensão.
Oferecer um espaço seguro, acolhedor e sigiloso é principio básico do meu atendimento para que indivíduos e casais possam explorar sua sexualidade sem julgamentos, promovendo o autoconhecimento, a aceitação e o bem-estar. Sejam questões relacionadas à identidade, ao prazer, aos relacionamentos ou à superação de traumas. Meu objetivo é te oferecer um acompanhamento psicológico que resulte em clareza, equilíbrio e uma vivência sexual mais plena e satisfatória.